quarta-feira, janeiro 13, 2010

MuDAR...

MUdAr...
O MedO de mUdaR,...
...é sobre isto que vou escrever hoje.

"O que o ser humano mais teme na vida é a mudança. Medo de perder o que se tem o que se conseguiu o que se alcançou, por algo incerto que poderá ser melhor ou não. Temos medo de arriscar, medo de percorrer um novo caminho quando já estamos habituados ao nosso!"

Temos medo de escolher, temos medo da responsabilidade perante as consequências, temos medo do desconhecido e acima de tudo tememos o arrependimento. Não há dor maior do que termos consciência de que esteve nas nossas mãos e não escolhemos bem...

Entramos agora num novo ano, numa nova década, chegou agora uma "lufada de ar fresco" como o povo diz.
E isso é bom? Mudar é bom? Porquê que mudar é bom?
Vejamos situações do dia-a-dia: se eu tenho um colchão bom e confortável devo troca-lo? Se eu gosto do meu trabalho, devo escolher uma nova profissão? Se o meu gelado preferido é de morango, devo comer de quando a quando de baunilha? Se eu adoro fazer jogging de manhã devo começar a dar umas corridelas a noite? Se eu sou feliz com a minha rotina, devo muda-la? Porquê? Porque "mudar é bom"?
Será que mudar é bom só se não nos sentirmos felizes? Ou...será que devemos mudar para não nos habituarmos a nada? Será que devemos mudar apenas por uma questão de alargar o nosso conhecimento?

Se a tua resposta é "sim" para pelo menos uma destas perguntas, então mudas? Pensa... vais mudar?




Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís de Camões

1 comentário:

starfish disse...

há tanto tempo q n escrevias, mt msm e tão verdade o q dizes d mudar. implica sempre esforço deixar alguma coisa p trás, ainda q seja p crescer*